11 de mar. de 2008

Margaridas

Aqui estou eu de volta! Dois meses se passaram sem inspiração para blogar. Mas não estive na "pasmaceira" durante este tempo, muito pelo contrário. Temos formatura da Mê em junho. Posso dizer que a emoção já tomou conta de todos nós! Os preparativos estão em andamento. Margaridas foram escolhidas para a decoração da festa.


As Margaridas são associadas a idéias de simplicidade e modéstia. Na época vitoriana era um nome popular, pelo qual eram designadas as moças doces e meigas. Existem mais de 20.000 variedades desta flor espalhadas pelo mundo, com várias denominações: mal-me-quer, margarida-de-paris, margarida-olga, olguinha, céu-estrelado, entre outras.
De origem asiática e européia, as Margaridas são flores campestres que crescem próximas ao solo, medindo até 60 centímetros de altura. Gostam de sol com clima ameno ou frio e floresce no outono e no verão. Sua propagação se dá por divisão de touceiras. Gosta de água, mas não de solo encharcado. O solo deve ser rico em matéria orgânica.
A flor é chamada de "mal-me-quer, bem-me-quer" numa referência ao hábito das jovens a desfolharem para saber se são amadas. As Margarida são as flores mais utilizadas na brincadeira do "bem me quer, mal me quer", brincadeira essa que teria sido criada na Idade Média e que consiste em arrancar, uma por uma, as pétalas da flor, questionando se o seu amor ainda lhe quer. A última pétala é a que vai indicar se a resposta é sim ou não.
Em inglês, as flores Margaridas são conhecidas como daisy, de day´s eye que significa olho do dia, uma alusão ao movimento que elas fazem ao se abrirem e fecharem com o sol.
As Margaridas, com suas cores e seu perfume, abrilhantam os jardins com a sua volumosa folhagem cheia de flores. É originária das zonas moderadas do hemisfério do norte, onde predomina com sua beleza na ornamentação dos jardins. Florescem geralmente durante uma longa estação, que vai desde a primavera até ao início do inverno. Para favorecer a floração contínua das Margaridas, é sugerido que se retirem as flores secas regularmente.
Margaridas representam inocência, pureza, lealdade, simplicidade, confiança, virgindade, e significa ter criatividade na hora da dúvida.



Para fazer uma declaração de amor, presenteie com flores de margaridas bancas, que transmitem a seguinte mensagem: "Você é tudo na minha vida", passando a informação de que a pessoa presenteada é realmente muito importante e amada.
As flores das Margaridas representam a Estrela Cigana, no universo mágico do horóscopo cigano, esse signo se refere a uma estrela de seis pontas formada por dois triângulos que indicam, numa visão otimista, que aquilo que está em cima é o mesmo que aquilo que está em baixo. Com seu nome de mulher, há muito tempo que a Margarida é uma freqüente fonte de inspiração a poetas, trovadores e românticos em geral.
Informações fornecidas como cortesia de Floresnawe

5 comentários:

Anônimo disse...

uêba, muuuiiitas emoções nos esperam!!! adorei saber o significado das Margaridas! vcs tb são tudo para mim!!! bjooosss!

Jornalista Giana Cunha disse...

me agradou tb... a coincidência, é que margaridas tem cheiro a "Mel", mel, lembra Melissa, que significa abelha, não???? interessanteeeeeee......
beijos saudadosos.......

Jennifer M. W. da Silveira disse...

Muito lindo o que escrevesses, e adorei saber sobre o significado das Margaridas, beijos

Brigida Silveira disse...

oi Jane que bom te ter de volta, o nosso passeio foi muito divertido e alegre como sempre. Fizestes falta, mas te aguardamos no próximo. E a tal da Confraria do Patchwork quando vai sair? Te aguardo. As daisies são realmente lindas, parabéns pela escolha. saudades abraços

Anne M. Moor disse...

E eu como romântica enveterada adorei!!