29 de mar. de 2008

COMPAIXÃO



Há momentos na vida em que me ponho a pensar sobre os sentimentos. Hoje escolhi ler e entender a compaixão!


Compaixão (do latim compassione) pode ser descrito como uma compreensão do estado emocional de outrem; não deve ser confundida com empatia. A compaixão freqüentemente combina-se a um desejo de aliviar ou minorar o sofrimento de outra pessoa, bem como demonstrar especial gentileza com aqueles que sofrem. A compaixão pode levar alguém a sentir empatia por outra pessoa. A compaixão é freqüentemente caracterizada através de ações, na qual uma pessoa agindo com espírito de compaixão busca ajudar aqueles pelos quais se compadece.
A compaixão diferencia-se de outras formas de comportamento prestativo humano no sentido de que seu foco primário é o alívio da dor e sofrimento alheios. Atos de gentileza que busquem principalmente conceder benefícios em vez de aliviar a dor e o sofrimento existentes, são mais corretamente classificados como atos de altruísmo, embora, neste sentido, a compaixão possa ser vista como um subconjunto do altruísmo, sendo definida como o tipo de comportamento que busca beneficiar os outros minorando o sofrimento deles.(Wikipédia)

3 comentários:

Anônimo disse...

É o colocar-se no lugar do outro, sentir o q ele sente... amei o texto! Bjos e luz para nossas vidas!!!!

Jornalista Giana Cunha disse...

Sabes que esses dias estávamos e eu o Chrys falando exatamente sobre compaixão, Dalai Lama fala com propriedade sobre o assunto. Sintonias distantes, captase o nosso pensamento. Interligadas eternamente! beijocas

Anônimo disse...

"COM"PAIXÃO" - passados 36 anos é com te vejo...em todos os dias de minha vida...