23 de jul. de 2008

Antepassados

Ando me distraindo na busca de meus antepassados, depois que recebi um convite para participar do site www.meusparentes.com.br. Achei bem interessante! Quando se é jovem, estas coisas não são muito importantes. Chegando a certa idade começo a olhar para trás tentando saber de onde vim e qual a herança biológica que me foi dada. Tendo poucas pessoas que possam me responder vou procurando descobrir quem foram eles e de onde vieram..
Comecei a ler o livro de crônicas de José Saramago, A bagagem do viajante. Qual não foi minha surpresa ao ler a primeira crônica: Retrato de antepassados. Do que li e gostei foi o que ele muito bem colocou: “Entendo que cada um de nós é, acima de tudo, filho das suas obras, daquilo que vai fazendo durante o tempo que cá anda. Saber donde vimos e quem nos gerou, apenas nos dá um pouco mais de firmeza civil, apenas concede uma espécie de alforria para a qual em nada contribuímos, mas que poupa respostas embaraçosas e olhares mais curiosos do que a boa educação haveria de permitir. Ser filho de alguém bastante conhecido para que não fiquem em branco as linhas do cartão de identidade, é como vir ao mundo carimbado e com salvo conduto”.

3 comentários:

Anônimo disse...

Ahh, e eu que nunca lembro de entrar lá no site!!!!
afff....beijos

Jornalista Giana Cunha disse...

eu me interesso.. vai ver que sou velha e nem sei! Quero ler esse livro tb! beijos
valeu a visita!

Unknown disse...

O site MeusParentes (versão brasileira do Verwandt alemão) nada mais é do que uma cópia descarada, sem-vergonha do Geni.com, genial site que criou todos os recursos imitados nesse plágio germânico...