19 de ago. de 2008

Para a Tita


A Tita mais uma vez está nos dando uma alegria por ter sido aprovada no vestibular do recém criado Curso de Dança na UFPeL. Ela já cursou Dança Flamenca durante algum tempo, com muita graça! Quando foi anunciado este novo curso, resolveu tentar. E aí está, conseguiu. Além de Arquiteta será também graduada em Dança. É a melhor forma de expressão corporal para esta filhota tão meiga e sensível.
Lendo Marta Medeiros sempre consigo tirar algum proveito das suas palavras para passar uma mensagem e esta é para a Tita
“... ao nascer, recebemos mais ou menos o mesmo dote: uma família, algum amor e alguns ensinamentos. Para quem é um pouco preguiçoso ou carente de imaginação, isso basta como baliza. Irá se satisfazer com o que foi recebido e contar sempre a mesma história sobre si mesmo. Mas há os desassossegados de nascença: louvados sejam. Para esses, a vida é um livro em branco, uma oportunidade desafiadora de criar o seu próprio personagem e enriquecê-lo com experiências, desejos, erros, acertos, alegrias, tristezas. Qual é o maior presente que nossos pais podem nos dar, além de algum amor e algum ensinamento? É justamente essa fagulha acesa no olhar, esse espírito aberto, o empurrão para ir além do “prefácio” e buscar a construção de si próprio visitando outras galáxias – que nada mais são do que outras pessoas e vivências. É através dessa matéria-prima que iremos estabelecer o fio da nossa narrativa, é que permitiremos que os outros nos conheçam – e que a gente se auto-conheça mais um pouco também, através do olhar de fora. É uma vida inventada? No melhor sentido. É uma vida que se atreveu a ir além dos 10 mandamentos iniciais. É uma vida regida por outros tantos: não julgarás os diferentes de ti, não criticarás o próximo sem antes ouvir suas razões, não te contentarás com o que aprendestes em casa, não evitarás estradas só por não saber onde elas levam, não abdicarás de conhecer mais a ti mesmo, não censurarás aquilo que não compreendes, não te acorrentarás ao que te dá segurança, não te conformarás com tua ignorância, não temerás a amplificação do teu universo". Parabéns, querida!

4 comentários:

Unknown disse...

muuuiiitas emoções repletas de amor e alegria, olééééé! bjos alegres e saltitantes!!!

Jornalista Giana Cunha disse...

PARABÉNS!!! segue sapateando... que a vida é isso, vá que se mate alguma barata no meio do caminho????

Olgha só... acho que temos três desassogadas por nascença... que bom! Muito Bom!

Anônimo disse...

a vida é um livro em branco... e nós somos o grafite q insiste em rabiscar, ora faz belas artes ora nem tão belas...

Anônimo disse...

Mãe!!!!!
Muito obrigada, pelo carinho, pelo apoio e força que sempre me dás em tudo que invento e faço!!!
Beijo, te amo muito!!